Idade Nao Quer Dizer Mentalidade

|

 Aiya, mell meldë mellon! Como vão, amigos? Bem? Mal? Desculpem por não ter retribuído as visitas. Ontem, Quinta das Torres Gêmeas, teve o teste para o teatro. Por isso, quando eu cheguei não deu tempo para fazer as visitas. E, bem... agora eu estou lendo o querido e fantástico O Cavaleiro dos Sete Reinos e só tenho uma coisa para falar: Dunk + Egg = Love.

 Bem, hoje irei falar sobre algo que me incomoda bastante, na internet e na vida real. As pessoas sempre não se importaram com as opiniões de pessoas mais novas. O argumento? "Os Velhos são mais sábios". Bem, tem um tanto de verdade nessa afirmação. Mas também há um tanto de mentira. 

 Mentalidade, segundo o Dicionário inFormal, é a maneira de pensar de um indivíduo. Ou seja: o modo como pensa, debate, discute... tudo isso vem da mentalidade. Porém, as pessoas confundem a idade mental (o amadurecimento, no caso) e a idade real, corporal.

 Quem já leu As Crônicas de Gelo e Fogo sabe da existência de um personagem chamado Jojen Reed (ele também existe na série da HBO), e sabe o quão esperto ele é. Ele tem apenas 13 anos, mas é muito sábio do que muita gente bem mais velha. A idade corporal dele importa em algo? Não! Mesmo tendo apenas 13 anos, ele é muito inteligente, ele sabe como argumentar melhor do que vários. Do que importa a idade corporal dele, se a mentalidade é de um sábio de cem anos?

 Na vida real há vários exemplos de pessoas assim. Há pessoas muito maduras de 10, 11, 12 anos. Então por que os mais velhos nos ignoram tanto, e acham que, só por serem mais velhos eles são mais sábios?

 Bem, de uma certa forma eles são mais sábios. Mais tempo, mais coisas você aprende. Porém, tem pessoas que não fazem isso. Em certos assuntos os mais velhos sabem mais (certas experiências da vida, acredito) e em outras os mais novos sabem mais. E em certas ambos são igualmente sabidos.

 Então, galera, queria pedir que por favor parem esse preconceito. Não é porque alguém é novo que você vai lá e pode escrever "Olha só, essa criança, tão burra. Só podia ser criança!" porque há crianças bem mais inteligentes do que você, assim como há adultos bem mais inteligentes também. 

 Em brincadeiras temos regras de proteção. Café com leite, aqui em Aracaju (cidade onde nasci e moro), é quando uma criança, mesmo sido queimada, pode ficar no jogo, afinal, é apenas uma criança. Isso é um pensamento muito errôneo! Se uma criança ganha direitos especiais, então, quando ela crescer, como ela vai enfrentar coisas sem essas proteções extras? As pessoas tem que ganhar experiências desde cedo.

16 comentários:

  1. realmente, idade não quer dizer mentalidade, digo por experiencia própria, eu vejo pessoas uns dois anos mais novas que eu agindo com mais maturidade que gente da minha própria classe... Maturidade é uma coisa relativa, não acho que tem haver apenas com seu tempo de vida, há pessoas que amadurecem mais cedo outras mais tarde...

    winterofme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, idade não mostra a maturidade, por exemplo, eu já vi muitos por ai achando que crianças não tem argumentos, mas eles mesmo não os tem, as pessoas amadurecem com o tempo, não importa quantos anos tenha, ela pode ser sim, uma criança totalmente sem argumentos válidos, mas pode também ser uma criança mais sábia que alguém de 30 anos.

    Beijos :*
    aprendizes-da-lua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As crianças não são levadas á sério, mesmo quando demonstram hiper-inteligência, esse exemplo do tal garoto Jojen, não passaria mesmo da fantasia.
    Se dessem o devido valor ao jovem, muita coisa seria mudada, mas os adultos são o tudo pra eles, as crianças imaturas, os jovens são rebeldes, já os velhos inúteis. Sempre tive esse pensamento.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    PS: quanto á minha resenha no blog, eu tomo o cuidado de quando se tratando de séries de não dizes nada mais do que eu disse na resenha que a antecede. Mas tá certo. Ter medo de Spoiler é ter prudência. Afinal, quando vai começar a ler Maze? RsRs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente.

      Haduahdaudhad, obrigada. Quando eu estiver com dinheiro, porque tá difícil!

      Excluir
  4. Acho que é tudo uma questão de esteriótipos, não vou tirar a sua razão, mas também não vou dizer que concordo 100%, as pessoas ''mais velhas'' devem saber realmente mais que os mais jovens, mas não é uma questão de mentalidade. É uma questão de já ter errado bastante, e aprendido com os seus próprios erros, enquanto a gente ainda está aqui errando e errando.

    Blog Soqnunca

    ResponderExcluir
  5. No meu blog sempre comentam assim ""verdade que somente dez anos? Parece mentira". Mas porque mentira, só porque tenho 10 anos não posso escrever um texto, fazer um frase bonita, escrever de uma serie, fazer um blog crescer? Acho isso imaturidade de quem fala não quem tem menos idade, coisa boba é essa de falar que os maiores são os mais sábios, quantas vezes eu não vi gente com 12, 13 anos quem nem sabiam montar um texto? Coisa idiota é fazer isso, não ser menos. Adorei sua opinião Karla, adoro seus debates.

    Beijos http://valentinices.blogspot.com.br
    https://www.enjoei.com.br/valentinices

    ResponderExcluir
  6. Não é muito difícil encontrar por aí na blogosfera gente criticando os blogueiros mais novos. E olha, já vi muito gente talentosa com apenas 10,11 ou 12 anos por aqui (falo como se fosse muito mais velha, mas tenho 13). As pessoas criaram um preconceito de que se for mais novo, é inocente, burro, não sabe brincar ou perder (aquela coisa do "café com leite"), porém tem crianças super espertas e inteligentes que sabem usar a cabeça bem melhor do que algumas pessoas mais velhas.

    primavara-soare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com tudo o que você disse. Sempre fui revoltada com essa mania de as pessoas acharem que pela falta de esperiencia vivida nós não somos relevantes em assuntos de importancia tanto para nossas vidas como para nossa familia, sociedade em geral. Eles simplesmente te ignoram. Mas não é apenas nessa questão que sofremos. Quando você vai na padaria, por exemplo, o atendente sempre vai dar atenção primeiro aos adultos antes das crianças e adolecentes. Isso é muito preconceituoso da parte deles.

    Obrigada pela visita!! lubdaydream.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E ainda tem aquelas piadas super desnecessárias, e ficarem usado apelidos. Terrível.

      Excluir
  8. E então, acha que foi bem no teste?
    Concordo com você. Idade não quer dizer quase nada. Acho que a mentalidade da pessoa vai da sua experiencia de vida. Vou dar meu exemplo: Tenho 17 anos e meu namorado 18, ele é maior e tals, mas eu estou mais avançada na escola e sou 10 vezes mais responsavel que ele, enquanto eu ja estou planejando sair de casa ano que vem ele nem esta pensando nisso. Isso é porque ele foi criado pela vó e sempre teve as coisas na mão e eu tive uma mãe e um pai bastante ausente então desde cedo cuido de tudo sobre mim, desde minha alimentação, minha educação, saude. Era de se esperar que ele já fosse bem mais independente que eu.
    Eu converso com muita gente com 14, 15 anos que entende e vê o mundo de forma mais clara do que muito adulto de 30. Acho que sábio é que esta disposto sempre a aprender coisas novas. Idade não tem nada a ver com mentalidade nem maturidade.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, eu fui bem sim, eu passei :)

      Exato! Oh, boa sorte nisso, haha.

      Excluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home