Quem é Você, Alasca?

|
 Iddelat, anni athfiezar! Como vão, Lobos Gigantes? Bem? Mal? Eu estou muito bem, obrigada por perguntarem. Ontem a noite e hoje de manhã estava frio ♥ (bem, o máximo de frio considerável para Aracaju) Estava uma delícia de tempo! Agora já está normal, infelizmente. Ah, eu estou tão nostálgica com Doctor Who e Game of Thrones. Quem achar camisetas baratas dessa séries me digam, ok? 

 Bem, hoje eu trarei minha resenha sobre o livro do John Green: Quem é Você, Alasca? Essa postagem foi sugerida por Juu-Chan, do Nescau Com Nutella, na postagem sobre professores. Já que eu estou fazendo essa postagem, também farei resenhas dos livros: Todo Dia, do David Levithan; Diário de Anne Frank, da, obviamente, Anne Frank; e, finalmente, sobre o maravilhoso O Cavaleiro dos Sete Reinos, do George R.R. Martin.

 O livro fala sobre Miles Halter, um adolescente da Flórida que coleta últimas palavras de famosos. Entendiado com sua vida sem amigos, focado apenas em seus livros, pais e na sua coleção, Miles decide ir em busca de seu grande talvez. Decide estudar no Culver Creek (uma escola interna, ou seja, os alunos moram no Campus), colégio no qual o seu pai já estudou. Assim que chega, Miles conhece o seu parceiro de quarto, Chip Martin, mais conhecido como Coronel.

 Depois de se conhecerem, Coronel apresenta Miles para Alasca, uma garota linda de olhos verdes que adora ler e que Miles logo se apaixona. Depois desse encontro várias coisas acontecem - desde fumar cigarro a pegadinhas, festas, namoro, etc. 
"François Rabelais. Era Poeta. Suas últimas palavras foram: Saio em busca de um Grande Talvez. É por isso que estou indo embora. Para não ter que esperar a morte para procurar o Grande Talvez."
 Não preciso falar o quão famoso esse livro é, não é? Eu o comprei pois estava interessada em ler mais do John Green (só li o Cidades de Papel e A Culpa é das Estrelas), e não me arrependi tanto de ter comprado. 

 A história mesmo começa quando Miles conhece Chip (ops, é Coronel). A partir daí ele é levado para um mundo novo: bebidas, cigarros, festas, namoros, pegadinhas. Assim como Miles, Alasca gosta da leitura, tendo A Biblioteca de Sua Vida para ler.

 Alasca é muito legal. Bipolar, tendo mudanças de humor muito repentinas, e fazendo um trama que ninguém entende o que é... até certo ponto do livro (não irei contar, essa resenha está o mais livre de spoilers possível). Depois desse ponto eu passei a gostar mais da Alasca. 
"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer."
 Um personagem que eu já amei de cara: Chip, vulgo Coronel. Bem, antes de uma determinada parte eu achava ele mau com Miles, porém, depois dessa parte, eu vi que ele era legal. E os outros amigos dele (que viraram amigos de Miles) são legais também.

 Mas os três personagens principais são eles. E tem a Águia, o monitor da escola. Ele é bem legal, mesmo que não pareça. "Ele me ama. Ele ama todo nós" - diz Alasca sobre o Águia.

 Eu estou enrolando muito nos personagens, não é? Como sempre, a história é bem escrita. Eu poderia dizer corrida, mas seria uma mentira. Não precisa focalizar nos dias, se não ficaria repetitiva. A minha edição, que é da editora Martins Fontes, tem duas partes: Antes e Depois. Uma parte da história é narrada antes de um tal acontecimento, e outra parte é narrada depois desse tal acontecimento. Devo avisar que a melhor parte é a de Depois. Para mim, ao menos.
Comecei a pensar no presidente William McKinley [...] Ele levou alguns dias para morrer depois de ser baleado. E, já próximo do fim, sua esposa começou a chorar e a gritar "Eu também quero ir! Eu também quero ir!". Então, reunindo suas últimas forças, McKinley se virou para ela e disse suas últimas palavras: "Todos nós vamos." 
 A história é narrada em primeira pessoa, pelo Miles. Não há capítulos: só há dias. Por exemplo, no Antes vem assim: "Cento e vinte seis dias antes" "Cento e nove dias antes" e por aí vai. No depois é tipo: "Dois dias depois" e por aí vai. Mas o livro é tão pequeno que você consegue ler em uma tarde.

 Bem, para mim, não é um romance, sabe? Quem já leu sabe o porquê. Minha parte favorita é a depois, pois fiquei meio surpresa pelo motivo do tal acontecimento. Pensei que era algo diferente. E a parte depois é que a tem uma investigação, que nos deixa bem curiosos (me deixou, ao menos).
 "Como saímos desse labirinto de sofrimento?"
 Enfim, é um bom livro, e eu gostei. Não é o melhor livro de todos, mas é um bom livro, legal para distrair. Para mim, é o melhor livro de John Green. É praticamente uma união de Cidades de Papel e A Culpa é das Estrelas. Tem o romance de ACEDE e tem a investigação de CDP.

 Bem, Lobos, espero que tenham gostado. Comentem se já leram e comentem se querem ler, ok? Até mais :)

30 comentários:

  1. esse livro é bem famoso mesmo, tenho várias amigas que leram e falaram que é ótimo, em breve vou ler também.

    Sei como é essa nostalgia de séries, estou assim com game of thrones e pll, sempre fico assistindo algum episódios por pura saudade da série, mas claro que não tem a mesma magia de ver o epsiódio pela primeira vez, necessito de temporadas novas, e me desanima lembrar que a quinta temporada de game of thrones só lança ano que vem </3

    kissus, winterofme.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mesmo!

      Essa nostalgia é tão terrível, odeio ela. Tenho nostalgia com tudo, praticamente. Pois é! :(

      Excluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro
    mas tenho muita vontade.
    Xoxo' ♥

    Não sou uma It | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Finalmente tirei um tempo para ler essa resenha ç.ç
    Tenho inveja de você, aqui em Manaus (sim, Manaus haha) dificilmente faz frio, mas esse é mau de morar no Norte e Nordeste do país, certo? haha Mas com esse novo ar condicionado, até que dá pro gasto.
    Eu já li o Diário de Anne Frank, felizmente, como é um livro didático, onde conta mais ou menos da 2° guerra mundial, na biblioteca da minha escola, tem um bocado dele. Acho esse livro ótimo, e um dos meus sonhos é visitar o "esconderijo" deles em Amsterdã.
    Ah, John Green (JOÃO VERDE ♥), amo os livros dele, e não por moda, mas sim por um amor intenso. Já li todos os livros dele, e sem dúvida, na minha opinião, esse é o melhor. Sim, melhor que ACEDE. Não quero deixar o comentário, enorme xD
    De qualquer forma, amei a postagem, concordei com algumas coisas que disse sobre o livro.
    Ah, eu também tenho essa nostalgia com séries. Você só acompanha essa série? Eu assisto, Supernatural (sou fã de carteirinha, Hunter.) e Teen Wolf, rs. Tenho esse amor com séries que abordam temas sobrenaturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adaudhaudaudhaudaudha :v Você tem ar condicionado? Bem que eu queria ter :/

      Eu nunca tenho livros didáticos tão legais :( Adhaudhaudhauda. Pode deixar enorme, eu gosto! Obrigada ♥

      Eu acompanho GOT, Doctor Who, Arrow, Flash, provavelmente Gotham e Constantine, e quero acompanhar mais outras.

      Excluir
  4. Tbm comprei depois de ler A Culpa é das Estrelas. Não é um livro ruim mas não se compara a intensidade das historias. Bjos
    http://blog-quem-disse.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/bquemdisse

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos livros que li mais rápido. É bem leve e divertido de ler. Alasca é uma personagem muita intrigante, adorei o jeito doido dela. Me lembra muito a Margo de Cidades de Papel (livro preferido <3). O acontecimento que separa o antes do depois é tão horrendo. Mas a história não seria a mesma sem ele. Depois que li fiquei com uma pergunta na cabeça. Devo em ir busca do meu talvez? Acho que descubro isso qualquer dia desses.

    primavara-soare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembra Margo, haha. Eu também fiquei com isso. Mas como sabemos qual é o nosso Talvez? Temos que viver muito até isso.

      Excluir
  6. Ahh, eu adoro os livros do John! Ele consegue ser extrovertido e culto ao mesmo tempo. É muito bom!
    E esse foi um dos meus favoritos! ♥ ♥ Ouvi falar que vai sair o filme! Tô ansiosíssima!
    Também gostei, e, acho que tá mais pra drama do que romance! nidsjnfins :3

    E, quanto ao sorteio, era de um layout exclusivo. Caso quiser ver e participar, aqui esta! > 3 <
    (http://s-irens.blogspot.com.br/2014/10/sorteio.html)

    xoxo, S i r e n s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses filmes de adaptações de livros de romance sempre ficam nível B. Também acho :)

      Excluir
  7. Esse foi o segundo livro que li do Green, ganhei de uma amiga. Acho a capa preta bem bonitinha, e também gamei nos personagens, especialmente no Coronel <3 Aliás, tenho um amigo que se parece muito (de diversas formas) com ele <3
    A Alasca é cativante, para mim o ponto forte do livro foram os personagens. Tava indo tudo tão bem, mas o "depois" poderia ter sido beeem mais resumido na minha opinião. Achei um tanto longo e zzzz.
    Será que a Jenn vai mesmo interpretar a Alasca no cinema? Soube que sim, e por mais que eu goste dela como atriz, acho que não rola G.G
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem bonita, e amo a textura dela. Poderia ter sido mais resumido, concordo. Mas eu gostei de como foi.

      A Jennifer Lawrence? Acho que ela não tem muito haver... Preferia a Kaya.

      Excluir
  8. Olá tudo bem? Então é até um milagre ai está frio pois geralmente é bem calor não é mesmo? Agora sobre este livro muitas pessoas me falaram dele e até meu deu curiosidade em ler ele, mas o que me falta é tempo pois comprei alguns livros e não comecei nenhum T^T Adorei a resenha me deu mais vontade ainda de ter ele >.< Beijocas amore =3

    Paradise Of Mind

    ResponderExcluir
  9. Oiii Karla, eu estou bem e você?
    Eu tenho esse livro, mas na versão que tem o rosto de Alasca, ganhei de presente de aniversário. Ainda não comecei a ler ele mas não vejo a hora, "eu leria até a lista de compras do Green" ,acho que vou gostar muito da leitura, adorei a sua resenha.

    -> Mudamos de url, peço que mude nos afiliados também, agora é: http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/ . Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem, obrigada.

      Ah, aquela versão é tão legal. Eu queria aquela! Adhadhaudhauhdauhda. Obrigada ♥

      Excluir
  10. Oi Karla, como tu tá amore?
    Eu já li praticamente todos os livros dele (menos Will&Will e Deixe a Neve Cair), mas não o considero meu autor favorito. Confesso que comecei QÉVA? em fevereiro e o enrolei por muito tempo, terminei-o no fim de setembro de tão entediante que ele me pareceu e o final dele me deixou com muitos ? na mente, acho que é por isso que eu tenho "raiva" da maioria dos livros do John.
    Se você gostou desse, eu te recomendo o "Fui uma boa garota?" é uma versão BEM MAIS animada de QÉVA? e com menos metáforas hahaha
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, e você? :)

      Eu também não o considero meu autor favorito, nem de longe. Eu também acho isso. Hum... Acho que já ouvi falar desse livro, pesquisarei sobre ele em breve. Adhaduhaudhadaudh, obrigada.

      Excluir
  11. Não posso dizer muita coisa, já que não li o livro ainda c_c Tenho ele faz tempo aqui em casa, comprei com sangue quente mesmo, mas nunca tive vontade de abrí-lo. Não sei o que é, só o nome já me parece chatinho sdlkfhsdlhdkf Mas enfim, a resenha ficou ótima, vou dar uma lida pelo menos nas primeiras páginas <3

    . beijos, kaorii.com - { t r ê s * d e s e j o s } ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem ele? Bem, não é daqueles livros "OMG! Que perfeito!", é um livro para descontrair mesmo.

      Obrigada ♥

      Excluir
  12. Esse livro me parece bastante interessante, irei adicioná-lo para minha listinha de compras <3

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser bem interessante, já vi muitas pessoas comentando oque despertou um interesse, quero ler em breve *-*
    Amei o post! bjinhos

    thelast-song.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim nada despertou o interesse. Não foi um livro "uau", não teve nada de fantástico. Um livro simples. Obrigada ♥

      Excluir
  14. Comprei ele esses dias mas não comecei a ler ainda, acredita!?
    Adorei sua resenha!
    bj linda!
    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adhadahuhauda, claro! Leia só se for a última opção, haha. Mentira, você pode gostar mais do que eu. Obrigada ♥

      Excluir
  15. Hello, Kat! É a primeira vez que leio uma resenha de QÉVA e concluo que esse deveria ter sido o primeiro livro do Green que eu lesse, mas comecei com ACEDE e não curti, mas vejo que você curtiu. Eu já fiquei bastante curioso para conhecer esse "coronel" e a ideia do Miles colecionar ultimas palavras de famosos é doida demais. Ah, só acho que já está muito sem graça todos os autores separarem os capítulos do livros com antes e depois! :3 Mas eu quero ler esse livro porque curti a resenha e desejo muito apagar minha má experiencia com o autor.

    Com alegria,
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não curti muito ACEDE, não gosto tanto. É simples demais! Adhaudaudhaudhauhdauhdau, todos separam? Eu só tinha visto o Green fazer isso. Obrigada ♥ Tomara que consiga!

      Excluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home