Leitura - O Quão Importante é Para a Humanidade?

|
"E uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar." - Tyrion Lannister
  Olá, queridos amigos! Há quanto tempo, hein? Tudo bem com vocês? Bom, desculpem-me o atraso. Eu decidi fazer assim: um dia tem post, outro não. Ok? Bom, ontem eu terminei "A Guerra dos Tronos" e hoje eu comecei "Fúria de Reis". Nossa, mal comecei a saga e já amo ela de todo o coração. Ah, e ontem eu fui ver "Guardians of the Galaxy", no cinema em 3D e legendado, claro. Fui ver com minhas amigas lindas, engraçadas e fofas. E, nossa, esse é o melhor filme da MARVEL. A Marvel só sabe fazer humor, sinceramente.

 Enfim, deixando o meu dia espetacular de lado... hoje falaremos sobre livros, e sobre a importância deles para a humanidade (nossa Karla, sério isso? Nem tinha percebido). Nesses dias de redes sociais, os livros são algo bem consumidos. Praticamente todo mundo lê: seja por modinha, seja por status ou seja porque gosta. Mas qual é a importância da leitura para a humanidade? Qual é a importância dos livros para a humanidade?

 Antes de começar, eu quero deixar bem claro: não são todos os livros que ensinam coisas boas. Não são todos os livros que tem uma lição de moral por baixo. Por exemplo, 50 Tons de Cinza não ensina nada importante, e nada bom. Mas livros como A Guerra dos Tronos ensina sobre política, guerra, entre outras coisas, e de uma forma limpa, sincera e boa. Falar que todos os livros ensinam algo bom é mentira, e falar que ler faz alguém inteligente também é mentira. Depende muito do nível de interpretação da pessoal e do livro que ela está lendo.

 Os livros que trazem algo útil são muito importantes para a sociedade porque trazem conhecimento. O conhecimento é a maior arma que alguém pode ter. É melhor ter uma mente sábia do que ter mil homens fortes. Se você não sabe usar sua força com sabedoria, pouco adianta ser forte. Se você não sabe governar com sabedoria, pouco adianta ser rei (no caso, presidente). Se você não é sábio, você não vive um vida tranquila. 

 Quando não se é sábio, você é enganado, você é manipulado. Podem manipular você e assim você perde dinheiro, família, casa, comida, saúde. Podem manipular você para fazer coisas erradas. Você pode ser só um robô, alguém manipulado. Um candidato a prefeitura pode chegar na sua, dar cem reais para você votar nele, e assim o candidato que poderia dar uma vida melhor e mais rica perde e o candidato corrupto, que só está lá para roubar, vai na sua casa, dá cem reais para você e não faz mais nada para você.

 Não são só os livros que fazem parte da leitura. Tudo que é lido faz parte da leitura. Um conto, texto, um "olá, gente", uma poesia, uma letra de música e até a embalagem de algo. Melhor ainda: as imagens. As imagens são as coisas que você mais precisa saber ler. Você precisa saber ler o que uma imagem quer dizer. Assim, você pode ler um rosto. Você pode ler o que uma pessoa quer dizer só pelo rosto, só pelos olhos dela. Você também precisa saber ler nas entrelinhas. Você precisa ler o que a pessoa realmente quis dizer, não o que ela disse.

 E as histórias em quadrinhos. Fazem tão parte da literatura quanto os livros! Ela traz tudo: leitura de imagens e leitura de falas e pensamentos. Elas são importantes, muito importante: podem trazer sobre comédia, sobre drama, romance, aventura, ação, tudo. Para mim, são as coisas mais importantes da literatura. E lembre-se: HQs não são só heróis. Sandman que o diga.

 Bom, amigos, esse foi o post de hoje. Espero que tenham gostado, e falem o quando a literatura é importante para vocês. Até mais, galera!

12 comentários:

  1. Oiee ^^
    Discordo, acho que 50 tons ensina sim alguma coisa. Ainda não li o livro, maas sei que tem uma história ali no meio, e convenhamos, com certeza tem dicas de sexo, ensina sobre sexo e coisas do tipo...
    Ainda não li Guerra dos tronos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bem, discordo em parte quando fala sobre o livro 50 tons. Todos os livros passam sim alguma coisa, seja os infantis, como histórias de princesa ou até os mais ousados como 50 tons..
    http://lecry.blogspot.com.br/2014/08/resenha-tentacao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
  3. Olaaa!
    aaahhh adoro GoT! não tem como não terminar um livro e ir correndo ler o outro... é cada final avassalador não?!
    ainda não li 50 tons, então nao posso falar nada, mas pretendo ler em breve e tirar minhas próprias conclusões, porque nesse livro se ir pela opinião dos outros... você fica dividida haha!
    Quero taaaanto ver Guardiões da Galaxia! espero poder ter a mesma chance de aproveitar em 3D e para melhorar no IMAX!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Os finais não são tão fortes assim porque eu vi a série, mas mesmo assim...

      Claro. Não, não, só irá gastar o dinheiro fora. A Marvel é boa na gravação e tal, e os filmes são bonitos, mas de 3D não tem nada.

      Excluir
  4. Ainda não li 50 tons de cinza então não posso criar uma opinião!
    Aaaah, quero ler Guerra dos Tronos!
    E.. amei você falar sobre ler imagens, particularmente, amo imagens! E o que você disse/escreveu sobre ler o que a pessoa quis dizer e não o que ela disse, foi profundo e inspirados!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/ - El Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOT é fantástico, você tem que ler.

      Obrigada, de verdade! Eu também amo imagens, e fico chateada por as pessoas ignorarem tanto elas.

      Excluir
  5. Menina, tenho que dizer, estou apaixonada por seu blog, é lindo mesmo, arrojado e cheio de opinião.
    Adorei.
    Bom, já estou te seguindo e vai para a minha lista de favoritos, com toda certeza.
    Sobre a sua visitinha ao meu blog, gostei de ver sua opinião, bem firme e fundamentada. Concordo com vc sobre a grande maioria dos romances hoje não serem mais originais. Daí fiquei com uma coisa matutando, vc lê e-book?
    Se sim, terei uma proposta pra vc rs daí é só me mandar e-mail gracirocha27@gmail.com
    abs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh :o Eu estou realmente surpresa, muito, muito obrigada, de verdade <3

      Obrigada novamente. Sim, sim, leio. Ok, mandarei...

      Excluir
  6. Olá... tudo bem????
    Vim conhecer o seu cantinho em retribuição a sua visita lá no meu blog... Aconteceu um problema e eu só percebi depois... Mas a postagem que você leu estava incompleta rs. Sobre a sua postagem concordo com você que a leitura é importante e nos ensina muito dependendo do que lemos... é claro. Discordo no caso de 50 tons... ele é hot, mas se ler com atenção tem ensinamentos independente do tema proposto. Ele trabalha a confiança no outro... a leitura de gestos e olhares... e isso podemos ler no livro o corpo fala que não é o mesmo enredo, mas ensina como entender os sinais que o corpo fala... Eu quando era criança adorava gibis... acho que a leitura serve para te incentivar na imaginação... com a leitura você pode aprender, imaginar, se divertir... e tudo mais... o importante é ler... Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, obrigada. Oh... audhaudhaudhauhdauhduahudhada, tudo be,;

      Sim, sim. Tudo bem, você acha isso, eu não. Exato! Obrigada :)

      Excluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home