Google e Wikipédia: Confiável ou Não?

|

 Aiya, mell meldë mellon! Como vão, meus amigos? Bem? Mal? Eu estou com uma dor de cabeça a dias! Acredito que foi por causa do cupcake. Todo mundo que comeu aquele cupcake que eu fiz disse que adoraram, mas eu mesma não gostei. Bom, ao menos também fiz um delicioso brigadeiro. Ah, e já tô acabando o Dança dos Dragões. Hoje eu acabo, falta umas 60 ou 80 páginas. 

 Bom, antes de me julgarem pelo título do post, leiam ele. Hoje eu vim falar sobre dois sites muito famosos e que muita gente fala que não é "confiável". O Google (que inclusive virou um verbo da língua informal, como o twittar) e a Wikipédia. Sempre que temos alguma dúvida ou pesquisa para a escola/trabalho, vamos para algum desses sites. Então por que muitas pessoas não acham que eles sejam confiáveis?

 Eu conheço e tenho alguns colegas de classe, professores, amigos e até mesmo pais que são muito ignorantes (não no sentido de má pessoa, mas no sentido de falta de conhecimento). Que falam que o homem não foi a lua, que Deus é uma verdade absoluta e nunca devemos duvidar da existência dele, etc. Muitas vezes eles falam que a Wikipédia não é confiável. O argumento? Qualquer um pode ir e editar o artigo.

 Que argumento mais imbecil! Sim, sim, qualquer um pode ir e editar o artigo, isso é uma verdade. Mas a Wikipédia tem milhares de editores, que sempre que alguma edição é feita no artigo eles vão e conferem se está correto. Por isso que sempre que você edita você tem que colocar uma fonte. Se não tivesse isso, acreditem, na página do Justin Bieber estaria cheios de comentários dizendo que ele é gay.

 No final da página tem todas as fontes usadas no artigo, então sempre confiram as fontes. A Wikipédia faz o seu melhor trabalho. É tipo um fórum: só que em vez de debates tem as definições. Claro, uma vez ou outra a Wikipédia pode errar, mas isso acontece com todos os sites. Talvez os dados sejam ultrapassados, ou tenha colocado uma mentira, mas não é por causa de uma coisa que devemos desmerecer todo o site. A grande maioria sempre é correta, e é um site sim confiável. Bem pesquisado, com várias fontes, é um site que eu gosto de visitar, principalmente para estudar história e ciências. 

 O Google é um site extremamente conhecido. É muito difícil achar alguém que tenha internet que não conheça o Google. É um site que virou uma empresa que lança outros sites e redes sociais: o Youtube, Gmail e o Google+. O Google (o site, não a empresa) é um site de pesquisar que tem servidores muito uau. Eu não sei como eles trabalham, então não vou me prender muito a isso. Eu só sei que você coloca um termo, uma frase, algo, e o servidor procura em toda a internet (todos os blogs, sites, arquivos livres e públicos) e acha uma série de sites que contém o termo que você busca. Coloque a letra de uma música e ele achará sites que contém a música, coloque uma palavra e ele achará sites que falam sobre essa palavra, coloque uma frase de um livro e ele achará sites que falam sobre esse livro. 

 O Google é um site de pesquisar, ele não faz suas pesquisas, eles não cria os dados. Ele pega o que mais se adequar ao termo que foi colocado na barra de pesquisa, portanto, se o site que você clicou tinha uma informação errada, não foi culpa do Google. Ele pesquisa pelo termo, mas não pesquisa o resto. O Google é um site confiável sim, como a Wikipédia. Ambos são confiáveis, as pessoas fazem muito mimimi mas não pesquisam nem um pouco sobre o assunto. Porém, sempre que estão com dúvidas recorrem a esses sites. 

 Quem trabalha em sites assim tem muita dificuldade para ter que aguentar esse tipo de comentário, então, pessoal, vamos divulgar isso. O Google é um site confiável, pois ele não faz os fatos, ele não escreve as fontes, ele só pega o mais adequado ao que você pediu. A Wikipédia é um site profissional, uma enciclopédia online. Por que todos vocês acreditam em livros e ficam com receio da internet? Muitos livros mentem também. O problema é que na internet é mais fácil a mentira se espalhar. Portanto, seja sempre crítico, é o que minha professora de redação costuma dizer. Não é crítico de criticar as coisas, mas de ter desconfiança, pesquisar mais profundamente, duvidar das fontes até que tenha certeza que o que está escrito está correto.  

 Bom, amigos, o artigo foi esse. Comentem sobre o que acham da Wikipédia e do Google. Até mais, amigos!

13 comentários:

  1. Eu não acho o Google e o Wiki muito confiável.
    Tem várias coisas que tipo, quando você precisa arrumar algo no celular ele te ajuda... mas se for procurar uma doença que possivelmente você tenha, pode até na real ser uma simples gripe... mas no Google aparece que você tem câncer ou qualquer outra doença.

    www.Equalizando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você certamente não leu o texto, certo? O Google não lhe dá as respostas, ele dá as ferramentas para você saber as respostas. São milhares de resultados, será que você não consegue procurar?

      Excluir
  2. Oi, Karla!
    A verdade é que muita gente não sabe nem o que está procurando e quer que o Google e o Wiki adivinhem sozinhos. Se a pessoa não é precisa sobre o que quer pesquisar, com certeza não terá uma resposta, um resultado preciso. Além disso, em se falando do Google, tem-se que reparar nos sites apresentados no resultado das pesquisas. Por exemplo, as vezes pode aparecer a mesma matéria no Efarsas e no Uol. A diferença é que em um a notícia é uma farsa, e no outro é um fato jornalístico. Se a pessoa clicou no Efarsas sem nem analisar o conteúdo do site, não poderá culpar o Google futuramente... O mesmo vale pra Wikipédia. Se alguém um dia confundisse a Wikipedia com a Desciclopédia, bem, sei nem o que essa pessoa é rsrsrs.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não acho o wikipedia muito confiável mas mesmo assim sempre pego meus trabalhos escolares dele *o*! Já conheço muito bem o método de busca do Google e sei como não me enrolar e sei quando a pesquisa está "errada".

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inteligente, não é? Não confiar no site mas pegar os trabalhos escolares de qualquer forma. Até porque, quem liga para trabalho escolares? É uma besteira, não é?

      Excluir
    2. Senti uma ironia? ahhaha a propósito, adorei a postagem!

      Excluir
    3. Só um pouquinho... haha :v Obrigada ♥

      Excluir
  4. Posso confessar que me deu uma preguicinha de ler? Mas eu li tudinho, I swear ~cruzaosdedos~.

    Eu gosto muito do Wikipedia por não ser algo tão sério quanto Brasil Escola e outras fontes, mas me incomoda muito o fato de a maioria dos meus professores não aceitarem o Wiki como fonte de pesquisa e aí tenho que ir até a página 200 do Google a procura de uma fonte que seria considerada ''séria'' (estou repetindo muito a palavra fonte e.e).

    Espero que a dor de cabeça passe, e eu adoraria provar um dos seus cupcakes u-u

    Beijos & Hugs,
    | Blog Soqnunca |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaudhaudhaudhaduada, eu não sabia que iria ficar tão grande. Pensei que ia ser só umas poucas linhas, haha. Meus perdões por isso.

      Eu também! Tipo, os meus professores ficam de mimimi, mas eu nem digo de onde foi que eu peguei. Até porque eu resumo e coloco um pouco de um lugar e um pouco de outro.

      Obrigada ♥ Ah, não adoraria não, ahdauhduahduhauha.

      The Lord of Thrones

      Excluir
    2. Pera, eu anunciei o meu blog no meu próprio blog? Cacete, tô fumando, só pode.

      Excluir
  5. Hello, Kat! Eu estava lendo o seu artigo e lembre do meu professor do primeiro ano do ensino médio dizendo que o Wikipédia é livre parar qualquer um editar qualquer informação ali, e realmente é assim, ou era, como você disse, é necessário linkar as fontes, mas antes não era. Já o Google, imbecis são os que acham ele não confiável, é um site de pesquisa, como você disse, mas as pessoas que querem tudo mastigado o acham uma merda, merda são os preguiçosos, sério! Bom texto.

    Eu acredito em D-s! Eu o sinto. [sei lá, só pra constar] rsrs'

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home