Desafio: Questões de Platão à Sofia

|

 Aiya, mell meldë mellon! Como vão meus queridos amigos? Bem? Mal? Hoje eu pedi para minha mãe comprar umas coisinhas para eu fazer cupcakes! Espero que ela compre, porque mãe que é mãe nunca compra o que você pede. E amanhã ela vai, provavelmente, comprar outras coisas (de papelaria e tal). Ansiosa para isso. E também estou quase terminando o Dança dos Dragões (na verdade, tô na página 420, por aí) e tô querendo comprar uns post-its para marcar as frases que eu mais gostei, pois são várias! 

 Bom, hoje eu trago para vocês um desafio do blog Interesses Sutis, o Desafio Filosófico - Questões de Platão à Sofia. Esse desafio foi baseado no livro O Mundo de Sofia (um livro que eu quero muito mas é muito caro). No livro, segundo a Sara (autora do blog e dona do desafio), "quando o professor de filosofia que dá aulas por correio para Sofia está em Atenas, ele encontra Platão", que propõe quatro desafios para Sofia. O desafio somos nós, blogueiros, respondermos corretamente os desafios. A única regra é não ter lido O Mundo de Sofia, obviamente. E não pode copiar as respostas dos outros! Ela saberá se você fez isso. Então, como isso é muito legal e excitante e também traz um pequeno prêmio (não estou fazendo pelo prêmio, afinal eu nem sei qual prêmio é, pode ser muito bem Crepúsculo), eu resolvi fazer o desafio. Continue lendo e veja as perguntas e respostas!
Perguntas
 1) Primeiro você deve pensar sobre o que um padeiro deveria fazer para conseguir assar cinquenta biscoitos exatamente idênticos;
2) Depois, pergunte a si mesmo porque todos os cavalos são iguais;
3) Em seguida, reflita se você também acha que os homens possuem uma alma imortal.
4) E por fim você deve dizer se mulheres e homens são igualmente racionais.
Respostas
1°: É impossível fazer qualquer coisa idêntica a outra. Nada é igual a nada, portanto, mesmo que ele use a mesma receita, nunca será os mesmos ingredientes (nunca será o mesmo ovo, nem o mesmo leite), e mesmo que use a mesma espátula e a mesma forma, os pães nunca serão idênticos. Tudo é único na vida.

 2°: Nada é igual. Um cavalo não tem a mesma célula que outro, e também não tem a mesma aparência (mesmo se for gêmeo) e não pensa nem age igual.

 3°: Para mim, alma é algo que não pode ser morto. Ela é aprisionada em um corpo, e com o tempo vira o corpo. Quando o corpo morre ela é liberta e vaga por aí, mas é invisível para outros corpos. Então, sim, acho que os homens (e mulheres e tudo que contém alma) tem almas imortais.

 4°: Como eu disse, nada é igual. Certas pessoas não tem capacidade de racionar como outras. E isso está entre homens e mulheres. Mas um homem nasce como uma mulher, o que muda é certos detalhes. O que transforma um homem em homem é seu cromossomo, não sua capacidade de raciocinar. Acredito que todos os animais (todos os animais: humanos, cães, gatos, cavalos, peixes e por aí vai) conseguem raciocinar. Mas nenhum raciocina igual ao outro.


 Bom, amigos, o desafio foi esse. Quem quiser fazer o desafio, faça, mas antes leia o post no blog dela, ok? Ah, eu também queria pedir para dois blogs muito queridos fazerem o desafio também: O Confins Literários, do meu querido amigo Gabryel Fellipe; e o Peças de Oito, do meu amigo Diego. Espero que tenham gostado e até mais!

22 comentários:

  1. Adorei as perguntas e as respostinhas, nunca tinha visto um post assim!
    www.Equalizando.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Curti suas respostas e o desafio. Estou com dois desafios pela frente, mas estou curtindo muito esse, porém, já li O mundo de Sofia, mas não acho que isso vá ser algo contra mim. RsRs
    Bjs, Kat. Quando responder, eu te aviso.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Adahdauhduada. Certo. Ah, não se esqueça de passar lá no blog da Sara para ver como é o desafio.

      Excluir
  3. Adorei as respostas, Karla! As respostas corretas saem dia 06/09 *-* vi que vc desafiou algumas pessoas, tudo bem fazer isso, mas só peça pra eles postarem o link da postagem deles + o e-mail lá nos comentários no post do desafio, ok? Pra, caso eles ganhem, eu possa enviar os prêmios e tudo o mais, hihi...
    Obrigada por participar do meu desafio! <3

    Beijos :333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Sim, espero que não tenha problemas. Ok! De nada :3

      Excluir
  4. Oiii!
    Amei as perguntas e as respostas, creio que o desafio foi muito bem feito pela criadora e também criativo.
    Eu não conhecia o livro, mas me parece bom, o preço ronda que valor?

    Beijos :*
    www.aprendizes-da-lua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Sim, ela foi bem criativa.

      O preço no Submarino é de $40,00 e na Saraiva $39,00.

      Excluir
  5. Simplesmente amei esse desafio, não tinha visto-o antes >< Ficou tão fofa da forma que você responder haha ^^
    Adorei aqui gente, vou seguir imediatamente!
    http://honey-happy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível, eu sei. Adhaudhaudha. Obrigada, de verdade ♥

      Excluir
  6. Que desafio legal, eu não conhecia! As perguntas são um pouco intrigantes e acho que as minhas respostas seriam como as suas... Bem, amei <3

    hunger-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Desafio diferente né? Eu gostei, faz a gente pensar um pouco!
    http://www.algumasprimaveras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Um desafio bem diferente, eu não conhecia! Meio difícil de responder. Adorei suas respostar ><

    Beijos http://valentinices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim não foi nem um pouquinho difícil, haha. Obrigada ♥

      Excluir
  9. Oi, Karla, tudo bem?
    Obrigado por me indicar ao desafio! Tenho O Mundo de Sofia, embora não me lembre muito da história. Vou fazer ainda hoje um post respondendo as perguntas, mas não vou colocar o link no blog Interesses Sutis, não seria justo pra quem não leu...
    Gostei muito de sua resposta ao quarto desafio; eu gosto muito de discutir essa questão em especial, por se tratar de um assunto que me incomoda muito - a crença de que a mulher é naturalmente menos esperta que o homem... Tenho algumas ideias sobre esse assunto, vou deixar o link aqui depois se você quiser conferir...

    Abraços!
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, obrigada por perguntar. Verdade, concordo. Que bom que você pensa assim. Sim, sim, eu também. Deixe o link, eu quero conferir. Obrigada ♥

      Excluir
  10. Adorei o desafio, e curti bastante suas respostas também.
    Concordo que por mais que um padeiro se esforce ele NUNCA conseguirá fazer um pão/biscoito/qualquer coisa uma igualzinha a outra, nem um padeiro e nem ninguém.
    Beijoos || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Sim, nada nunca será igualzinho ao outro.

      Excluir
  11. Eu nunca vi um desafio assim pelos blogs que passei. Eu amo filosofia e adorei o desafio, estou pensando em fazer....

    P de Paranoia

    ResponderExcluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home