Adaptações...

|
The Book Thief - Uma adaptação muito famosa no começo do ano, que agora quase ninguém fala mais. Assim como será ACÉDE.

 Olá, queridos amigos, como estão nesse dia? Eu estou com fome, mas o motivo é que não tem comida na minha agradável casa. Argh. E minha leitura está fluindo tão, mas tão devagar... tenho que terminar logo "A Fúria dos Reis" (já estou na 530, então o livro já tá acabando) e pegar logo o "Tormento de Espadas", que o maior volume da série. Ah, e tão ansiosa para o lançamento do "Os Ventos do Inverno".

 Sempre que algum livro faz muito sucesso, ele é adaptado para um filme ou série. Isso aconteceu com muitos livros de sagas, trilogias, ou livros solos. Vão desde The Hobbit a Divergent. O problema é que as adaptações sempre tendem a diminuir o conteúdo do livro (para o filme ficar mais rápido, ou para não acrescentar informações complicadas e desnecessárias na série) e mudar a forma de passar a história, alterando os fatos (eu creio que é para mostrar as descrições e pensamentos dos personagens, já que no livro vem explicando.

 Algumas adaptações conseguem adaptar perfeitamente, como The Lord of the Rings, e outras não, como Divergent.

 Vamos comparar: os filmes de LOTR tem, em média, umas 3h de duração. Divergent tem 2h. Preciso explicar mais alguma coisa? O tempo e a direção, e principalmente o roteiro, são muito importantes para o filme. O entendimento que você tem nos livros é algo muito maior, e, nos filmes, eles tiram coisas que precisam de significados, e cenas importantes para os próximos acontecimentos. Fazem o filme ficar meio bobo, sem toda a seriedade e entendimento que precisa ter.

 Assim como não se pode julgar um livro pela capa, não se pode julgar um livro pelo filme/série (e vise-versa).

 Não são só os livros que sofrem desse mal, as HQs também! Desde os antigos Batman  à X-men, as HQs são mau adaptadas. 

 Claro, não são todos os filmes assim. A trilogia do Batman de Christopher Nolan é um ótimo exemplo de adaptação que não tem muito haver, mas ainda é super parecido, e passou a mensagem sobre o que e quem é o Batman perfeitamente. 

22 comentários:

  1. Olá! Tenho uma relação de amor e ódio com adaptações, mas normalmente eu até gosto delas, entendo que não da para fazer tudo ficar igualzinho ao livro.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também entendo, nunca será igual ao livro, e eu nunca quis que fosse igual. Para mim, a mensagem só tem que ser passada com o máximo de perfeição. Mas nem isso eles fazem... pegam um ator qualquer, uma trilha sonora qualquer e fazem uma história qualquer.

      Excluir
  2. Não acho que adaptações saiam tão ruins assim,afinal é só baseado no livro/historia original,ou seja,não precisa necessariamente ser igual.
    bjs,

    https://opslia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nunca disse que precisa ser igual. Também não acho que precise ser igual, para mim basta adaptar o máximo possível, e passar o máximo de detalhes possíveis. Só que, porra, eles pegam o livro e colocam uma história super nada haver no filme, aí não vale.

      Excluir
  3. Olá! Eu estou bem!
    Não gosto muito das adaptações de livros para os cinemas, mas depende muito, por exemplo, achei que no filme de Jogos Vorazes faltou alguns detalhes importantes, como você disse, alguns detalhes que não são colocados no filme podem deixar a parte que virá sem nexo.

    Beijos :*
    myworld-of-crystal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso. E, tipo, esses detalhes podem ser importantes para uma cena no futuro.

      Excluir
  4. É justamente por isso que sempre leio o livro primeiro hahahaha, um exemplo de adaptação ruim (que eu particularmente amooooo) é PJO. O primeiro filme tirou muitas cenas importantes que no livro continha, assim como cenas épicas que se tornaram algo mal explorado :P, mesmo assim, se passar na tv eu vejo de novo, de novo e de novo hahahahaha.
    Beijos flor u,u!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh o blog haha: blogandoseuassunto.blogspot.com

      Excluir
    2. Haha, também prefiro ler o livro primeiro, mas acho que isso me influencia mais na parte de odiar o filme. Todo mundo fala que esse livro tem uma péssima adaptação, mas eu nunca li, então... Bom, eu posso falar como quem viu o filme. É um péssimo filme. Tipo, não fazem uma adaptação legal, e ainda fazem um filme ruim.

      Excluir
  5. Adaptações sempre me deixam com medo kkk
    Já vi tanto filme que me fez sair "chorando" de raiva do cinema, que ando meio com pé atrás. Até agora foram poucos os casos que eu achei que tenha valido o dinheiro do ingresso!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também cara. Os diretores pegam, adaptam o seu livro favorito, e você pensa "A adaptação tem que ser boa, tem que ser boa" e quando você termina de ver você saiu chorando, pensando "Que merda agora todo mundo vai odiar o livro ai que merda que merda". Isso acontece, tem muita gente que odeia o livro por causa do filme.

      Excluir
  6. Olá... tudo bem????
    Bom como o nome já se fala é uma adaptação e propriamente dito não precisa ser semelhante e podem mudar da maneira que eles querem... Claro que quem os produzem podem escolher deixar parecido ou não com o livro.. A culpa é nas estrelas é um exemplo de semelhança com o livro e em minha opinião o filme foi bem melhor do que o livro... Em Amor para recordar transformaram completamente o filme e não teve praticamente nada do livro a não ser a doença da garota e o filme ainda ficou melhor... e por ai vai... eu percebi que eles mudaram algumas coisas em divergente, mas eu gostei e vi muita semelhança com o filme... Xero!!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, mas se você pegar o livro e fazer uma história nada haver não é justo. Podem fazer isso? Podem, mas vão ter que aguentar os comentários de todo mundo sobre isso. Adaptação significa adaptar, não mudar toda a porra da história.

      E eu achei ACÉDE um péssimo filme (mesmo sendo fiel, acho que não retrataram tudo que é história é [o que não é grande coisa, porque a história não tem nada de muito uau]), Divergent é um péssimo filme e uma péssima adaptação, e esse outro nunca vi nem li.

      Excluir
  7. Eu odiei a adaptação de divergente, estou confiante que insurgente seja melhor!!
    kisses^^

    Viste| ♥ Trick or Treating ♥

    ResponderExcluir
  8. Sim, custa caro. Mas se você fizer uma porcaria de boa adaptação, você consegue seu dinheiro de volta e ainda mais. E todos os filmes são feitos em forma de narrador observador, se não fossem, os personagens principais teriam uma gopro na cabeça.

    ResponderExcluir
  9. Olá Karla!
    Concordo com você... não podemos julgar um livro pelo seu filme!
    Um grande exemplo é o Percy Jackson. O filme é uma porcaria, os livros são maravilhosos!
    Eu até que gostei da adaptação de Divergente, mas também acho que poderia ser mais longo.
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. O filme de a menina que roubava livros é ótimo! Não gostei dos filmes do percy mas os livros são provas de que existe criatividade.Dependendo do tipo de adaptação até assemelho ao livro mas algumas são péssimas.

    http://www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Karla.
    Eu concordo com você.
    E sou super dividida: não sei se gosto do fato das adaptações serem cada vez mais recorrentes ou não.
    Eu adoro a versão do Christopher Nolan! Sou fã! E, além disso, Batman é meu herói favorito da DC.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Iddelat, anni athfiezar! Seja bem vindo ao blog! Comente o que quiser, bem... comente o que quiser respeitando essas regrinhas:

1°.: Pode xingar a vontade! Eu não me importo nem um pouco com xingamentos. Porém, que tenha respeito. Leia essa postagem para entender melhor essa regra.

2°.: Anônimos são totalmente permitidos. Mas, ao menos, coloque o seu nome. E qualquer comentário que qualquer pessoa postar (seja maldoso, bom, qualquer coisa) aparecerá no blog.

3°.: Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita. Não irei retribuir quem não deixa o link! Porém, não comente coisas do tipo "Amei a postagem" e coloca o link do seu blog. Isso não é fazer um comentário sobre a postagem, é comentar qualquer coisa e esperar que eu visite você de volta.

4°.: "Segui, segue de volta?" Nunca comente algo assim. Seguirei o seu blog se eu gostar dele, e pronto!

5°.: "Posso me afiliar?" Também não escreva isso, a menos que tenha escrito sobre a postagem. E depende se eu gostar do blog ou não.

Bem, amigos, é isso. Sigam essas regrinhas e sejam bem vindos! Lembrando que, qualquer comentário, opinião, negativa ou positiva, eu quero saber, tá? Aproveitem e se divirtam!

Página Anterior Próxima Página Home